O Instituto Nacional de Estatística apresenta o Relatório Final Sobre a Pobreza Multidimensional em Angola. Com a publicação do relatório do Índice de Pobreza Multidimensional de Angola (IPM-A) é introduzida no País uma ferramenta chave para a tomada de decisões mais informadas sobre as questões ligadas a erradicação da pobreza.
Sentimo-nos profundamente orgulhosos por este resultado que cria as bases mais sólidas que nos permitirão de tempos em tempos medir de forma sistemática as dimensões e progressos alcançados na redução da pobreza multidimensional.Com a publicação do relatório do Índice de Pobreza Multidimensional de Angola (IPM-A) é introduzida no País uma ferramenta chave para a tomada de decisões mais informadas sobre as questões ligadas a erradicação da pobreza. Sentimo-nos profundamente orgulhosos por este resultado que cria as bases mais sólidas que nos permitirão de tempos em tempos medir de forma sistemática as dimensões e progressos alcançados na redução da pobreza multidimensional.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estabelece 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a ambição de “não deixar ninguém para trás”. O primeiro Objectivo, o ODS 1, visa a acabar com a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares e inclui a identificação de medidas de pobreza multidimensional com base nas definições nacionais. Este relatório é produto da longa e estratégica parceria entre o Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que tem sido voltada para concretização de resultados. É pela primeira vez que Angola apresenta sua medição de pobreza multidimensional nacional, específica para o País, respondendo assim a uma das acções prioritárias incluídas seu Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022.
A partir das contribuições recolhidas nas consultas técnicas, foram identificados indicadores chave de privação relacionados com quatro dimensões essenciais: saúde, educação, qualidade de vida e emprego.
Link Download : Pobreza Multidimensional em Angola - IPM, Junho 2020