COMUNICADO DE IMPRENSA
Workshop promovido para diálogo com a comunidade cabo-verdiana em Angola no quadro do mapeamento da diáspora
No dia 28 de Junho, realizou-se em Luanda um workshop organizado pela Embaixada de Cabo Verde em Angola, sob o lema, “Mapeamento da diáspora Cabo-verdiana - Conhecer melhor para agir melhor: Dados, Territórios e contributos da nossa diáspora”, com o propósito de escutar, reflectir e recolher contributos da comunidade cabo-verdiana residente em Angola. Esta iniciativa visa construir um retrato abrangente, participativo e representativo da diáspora cabo-verdiana espalhada pelo mundo.
O encontro contou com a presença de distintas personalidades, entre as quais o Presidente do INE de Cabo Verde, João de Pina e a Coordenadora Técnica do projeto de mapeamento, Elga Tavares.
Um dos momentos centrais do evento foi a intervenção do Director Geral Adjunto do INE de Angola, Hernany Luís, que apresentou em síntese dados sobre a presença cabo-verdiana no território angolano. A sua contribuição foi essencial para compreender quantos são e onde estão os cabo-verdianos em Angola, dando corpo à dimensão demográfica e social desta comunidade no país.
O representante do INE-AO, enfatizou a fotografia da população de Cabo - Verde em Angola destacando o perfil sintético da população residente e o seu processo evolutivo no mesmo nas mais váriadas áreas na qual estão inseridos e reforçando os laços de cooperação entre os dois países.
O workshop incluiu ainda debates sobre a importância da diáspora no desenvolvimento de Cabo Verde, apresentados pelo Eng. Francisco Tavares, e uma sessão de interação aberta com os participantes.
O encerramento do evento ficou a cargo do Director Geral das Comunidades, Martinho Ramos,, que sublinhou o valor do contributo angolano na construção de uma narrativa global e plural da diáspora cabo-verdiana.
INE - Departamento de Informação e Difusão, 28 de Junho de 2025