Notícia: Nota de Esclarecimento da Publicação das Contas Nacionais Anuais e Trimestrais

Nota de Esclarecimento aos Usuários de Informação Estatística

Publicação das Contas Nacionais Anuais e Trimestrais

 

O Instituto Nacional de Estatística (INE) leva ao conhecimento público os seguintes esclarecimentos referentes as Contas Nacionais Anuais e Trimestrais 2010-2016 de acordo com o calendário apresentado em Fevereiro do corrente ano:

 

1. Calendário de Publicação das Contas Nacionais Trimestrais

 

01. Segundo o calendário tornado público, em Fevereiro deste ano, pelo INE, a publicação das Contas Nacionais Trimestrais, referentes a um determinado trimestre, ocorreria 90 dias, após o término do mesmo. Este é um procedimento metodológico geralmente adoptado pelos INEs que iniciam a produção deste produto estatístico. 

 

 

02. Paralelamente, a produção e publicação das Contas Nacionais Anuais respeita, na sua fase inicial, três estágios destintos: i) publicação dos resultados preliminares, 3 (três) meses após o final de cada ano; ii) publicação provisória, 6 (seis) meses após a publicação dos resultados preliminares; e iii) publicação dos resultados definitivos, 3 (três) meses após a publicação dos resultados provisórios. 

 

 

03. O respeito dos prazos definidos no calendário de publicação das Contas Nacionais estabelecido pelo INE pressupõe, necessariamente, que as fontes de informação identificadas respeitem, de igual modo, o calendário definido para o fornecimento dos dados de base necessários ao processo de compilação das contas. Ao contrário do previsto, e apesar de todos os esforços, não tem sido possível, até a data, estabilizar os fluxos de informação, necessários a compilação, principalmente, das Contas Nacionais Trimestrais.

 

 

04. Face a necessidade de obtenção, junto das fontes, de dados de base em falta e a revisão de alguns dos dados obtidos, com vista a compatibilização dos dados trimestrais com os anuais, por razões meramente técnicas, foi necessário atrasar a publicação da Nota de Imprensa referente aos resultados anuais preliminares das Contas Nacionais do ano de 2016, bem como dos quatro trimestres desse ano. 

 

2. Apresentação da Nota de Imprensa sobre as Contas Nacionais Anuais e Trimestrais 2010-2016 no Conselho Nacional de Estatística (CNEST)

 

05. Estando agendada a Reunião Plenária Ordinária do Conselho Nacional de Estatística, no dia 13 Abril, o INE propôs ao seu Presidente que abrisse um espaço de discussão sobre o conteúdo da Nota de Imprensa das Contas Nacionais Trimestrais que, de acordo com o calendário, deveria ter sido publicada no dia 10 de abril de 2017. Após análise e discussão do conteúdo da Nota de Imprensa, o CNEST deliberou no sentido do INE aclarar, com maior profundidade, as dúvidas levantadas por alguns sectores e alguns membros do CNEST, relativamente as revisões efectuadas pelo INE, dos dados trimestrais e as discrepâncias verificadas nas Contas Anuais, relativamente a publicação dos resultados preliminares, provisórios e definitivos. Trata-se, pois, de uma acção que visa esclarecer a qualidade dos dados fornecidos pelas diversas fontes, um dos elementos chave para a garantia da qualidade das Contas Nacionais.

 

 

06. Para dar cumprimento à deliberação do CNEST, o INE deu início a uma série de encontros de trabalho, no âmbito da Comissão Especializada do CNEST e no seio do Grupo de Trabalho sobre as Contas Nacionais, criado por iniciativa do INE, englobando técnicos seniores ligados aos sectores que têm maior relevância na estrutura do Produto Interno Bruto.

 

3. Normalização da situação

 

07. As discussões havidas na referida reunião do CNEST e o facto de alguns dos seus membros solicitarem mais informações sobre a forma de tratamento dos dados de base das Contas Nacionais e sobre a maneira de se minimizar os efeitos da insuficiente cobertura de informação, assim como as eventuais disparidades verificadas na informação recepcionada, obrigam o INE a ponderar a forma de publicar a informação deste novo produto estatístico, sem deixar de respeitar as normas, recomendações e as boas práticas estabelecidas, internacionalmente.

 

 

08. Tão logo estejam todos os dados devidamente conciliados, o INE dará a conhecer, publicamente, as alterações do calendário de publicação das Contas Nacionais, anuais e trimestrais. 

 

 

09. Finalmente, o INE aproveita a ocasião para assegurar a todos os usuários da informação estatística oficial o seu compromisso com a qualidade e apelar a compreensão face ao ocorrido

 

Luanda, 10 de maio de 2017.

O Director Geral

Camilo Ceita